sexta-feira, 21 de setembro de 2012


A Nobreza no Algarve     

      

 

 

A ideia de uma verdadeira nobreza no Reino do Algarve nem sempre foi consensual entre os historiadores, tendo mesmo vindo a ser assunto de discussão entre a comunidade académica ao longo dos últimos anos. Como diria Joaquim Romero de Magalhães, em O Algarve Económico (1600-1773), no Algarve “nada é grande, e não há Grandes”. Contudo, talvez devêssemos analisar mais atentamente o assunto.

A verdade é que, desde sempre, o Algarve foi uma região periférica, marginal e marginalizada no contexto português, uma região física e politicamente distante da corte e do centro das decisões políticas. Assim sendo, será que podemos falar numa verdadeira nobreza no Algarve? Ora vejamos: parte da conquista do território algarvio aos mouros foi levada a cabo pela Ordem de Santiago, através da acção de D. Paio Peres Correia, sem que a grande nobreza estivesse envolvida. Se exceptuarmos a conquista de Ayamonte, onde alegadamente terá estado presente D. Sancho II, só voltamos a ter a presença de um monarca na conquista de Faro, onde se notou uma considerável ausência da nobreza convocada para a dita empresa.

Porém, a Expansão Portuguesa para o Norte de África, no decorrer do séc. XV e XVI, acabaria por fixar algumas famílias nobres no Reino do Algarve, tal como o comprovam os estudos mais recentes. Miguel Côrte-Real, por exemplo, defende que a nobreza do Algarve - mesmo que se tratasse de uma baixa nobreza - detinha na região o poder militar, judicial, político e simbólico, o que parece vir de encontro ao testemunho deixado em 1577 por Frei João de São José. A sua Chorographia do Reino do Algarve refere o seguinte em relação à nobreza de Tavira: “porque Tavira é povoada de toda ou da mais fidalguia do reino e nela se acham pessoas de todas as gerações nobres de Portugal, porque, como da conquista dos lugares de África em que os reis trabalharam muito tempo, esta fosse a escala, onde todos acudiam, achando-se os homens nela favorecidos pela natureza, fizeram nela seu assento. Há nela Melos, Cunhas, Corte-Reais, Paçanhas, Barretos, Pantojas, Correas, Ichoas, Viegas e outra muita gente nobre que nela mora e que está derramada por suas quintas e fazendas”.

É neste contexto que encontramos no Algarve fidalgos que acumularam títulos e rendas em virtude das suas glórias militares em Marrocos, como os Ataídes, ligados à capitania de Safim, ou os Menezes, ligados à capitania de Ceuta. No entanto, o paulatino abandono das praças marroquinas, a partir de meados do séc. XVI, trouxe a decadência económica e urbana ao Algarve, responsável pelo socorro e abastecimento das possessões no Algarve Dalém Mar. Os séculos XVII e XVIII acabaram por lançar a nobreza algarvia a um isolamento forçado, ruralizando os fidalgos nas suas quintas, e tornando-os nos nobres de província que viriam a contrair matrimónio com a plebe endinheirada; uns com o título, outros com o dinheiro, ou seja: juntava-se a fome com a vontade de comer. E onde anda actualmente essa baixa nobreza de outrora? Por aí… cruzamo-nos com eles todos os dias, nas ruas das nossas cidades algarvias.
Jornal do Baixo Guadiana, Nº148, Setembro de 2012, p.21.

Sem comentários: