quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Guarda Nacional Republicana – Chegou a Vila Real de Santo António há 100 Anos


O presente mês de Dezembro de 2013 assinala os 100 anos da Guarda Nacional Republicana em Vila Real de Santo António. Porém, e de modo a percebermos em que conjuntura histórica e política foi implementada esta força de segurança, façamos uma breve mas necessária retrospectiva. Depois do golpe de Estado de 5 de Outubro de 1910, que substituiu a Monarquia Constitucional pelo Regime Republicano, a Guarda Municipal de Lisboa e Porto foi transformada na Guarda Republicana de Lisboa e Porto. Curiosamente, a obstinada Guarda Municipal foi a última força monárquica a render-se aos revolucionários republicanos. Nesse sentido, não deixa de ser irónico o facto de se ter transformado na única força portuguesa que passou a apresentar a designação de "Republicana".

Posteriormente, em 3 de Maio de 1911, a Guarda Republicana de Lisboa e Porto foi transformada na Guarda Nacional Republicana. Não obstante os necessitados avatares que que tão bem caracterizaram os primeiros anos da República portuguesa, a implementação da GNR no Algarve foi um processo não particularmente célere. De acordo com alguma documentação à guarda do Arquivo Municipal de Vila Real de Santo António (Correspondência Geral Recebida e Expedida - 1913), o processo relativo à implementação da GNR na vila pombalina apenas teve início em meados de 1913, ou seja; dois anos após a criação da supra citada força de segurança, e numa altura em que os distritos de Braga, Bragança, Porto, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja e Lisboa já contavam com postos em todas as sedes de Concelho!

 Numa circular emitida pelo Comando Geral da GNR, em 5 de Julho de 1913, e dirigida ao então presidente da Câmara Municipal de VRSA, o 2º comandante responsável pelo processo solicitava à autarquia “quartel para a secção e posto destinados a esse concelho e mobilia e utensilios”. Neste sentido, não pudemos deixar de reparar nos “escarradores hygienicos” briosamente oferecidos pela autarquia-vila-realense, com o “altruísmo digno de todo o louvor” que a GNR esperava da Câmara Municipal de VRSA. No mês de Agosto, as instalações foram visitadas pelo delegado do Comando Geral e pelo oficial de engenharia, “afim de procederem á inspecção do quartel destinado ao posto da Guarda Nacional Republicana”. De acordo com uma circular de Novembro do mesmo ano, a secção da guarda destacada para o quartel de VRSA deveria seguir no “proximo dia 2 (de Dezembro) no comboio da noute”. Razão pela qual aqui assinalamos os 100 anos da implementação da Guarda Nacional Republicana em Vila Real de Santo António.

                                                         

Jornal do Baixo Guadiana, Nº163, Dezembro de 2013, p.21.

Sem comentários: